top of page
Buscar

O controle é o problema, não a solução!

Você já parou para pensar em quantas vezes você tentou controlar algo, pensando que se você estivesse no controle da situação seria mais fácil lidar com ela? A busca pelo controle é uma estratégia bastante utilizada pelas pessoas, na tentativa de resolver os problemas que surgem no dia a dia, mas conta para mim, essa estratégia realmente tem te ajudado?


Quero que você se permita parar o que estiver fazendo por 1 minuto e se concentre no exercício a seguir. É um exercício simples, você apenas precisa:


Não pensar em pizza! É isso mesmo. Não pense em pizza... não pense em pizza nem por 1 segundo. Sabe aquele cheirinho da pizza logo após ela sair do forno? Não pense nisso. Não pense no seu sabor preferido de pizza. É muito importante que você não pense nisso.


Provavelmente, você não estava pensando em pizza quando começou a ler esse post, mas você deve ter pensado em pizza quando viu a foto da pizza e quando começou a ler o exercício proposto.


Sabe o que isso significa?


Quanto mais tentamos negar, fugir ou evitar situações e sentimentos, mais presentes eles estarão em nossas vidas. Por exemplo, se você resolver fugir da tristeza que você está sentindo, provavelmente, você vai começar a evitar lugares e pessoas que te lembrem da situação que você vivenciou e que está associada a sua tristeza. E o resultado disso? A sua vida estará cada vez mais restrita e a tristeza continuará presente.


Deixar algumas coisas de lado, não quer dizer "apagá-las" da nossa vida. Quando nós somos a "caixinha", as coisas que guardamos tendem a continuar nos incomodando. Você já parou para pensar no que você tem guardado dentro da sua "caixinha"?


Se estiver muito difícil lidar com algumas situações ou sentimentos, busque ajuda profissional. Você não precisa passar por isso sozinha!


Referência: Saban, M. T. (2015). Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso. (2. ed.). Artesã.




99 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page